sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LIDERANÇA


“As pessoas por principio”


   Estudo mostra as razões pelas quais empresas globais de ponta se destacam no desafio de gerir talentos e lideranças em mercados emergentes


   
As empresas precisam ser altamente eficazes na gestão de talentos e de liderança para obterem sucesso.
   Algumas empresas conseguem se sobressair nesses ambientes de crise, na maioria das vezes por darem a devida atenção à gestão do capital humano.

   Busca-se entender como as empresas de ponta estão gerindo e otimizando suas lideranças e seus talentos para alcançar sucesso nos negócios, especialmente nesses tempos difíceis.

   Antes da desaceleração econômica, os mercados emergentes estavam “bombando” no cenário econômico mundial e como muitas empresas estão olhando cada vez mais para esses novos mercados, se vêem diante de um novo desafio: não há lideres qualificados suficientes para atender à demanda dos negócios.

   Elas compreenderam as inúmeras oportunidades e desafios existentes e a importância de ter o talento certo no lugar desde o inicio.

Competição Feroz: “Encontrar, Atrair, Reter Talentos” 
   A pesquisa relata que todos se deparam com o desafio dos bons profissionais, e a básica lei de oferta e demanda nos mostra que a situação tende a piorar. “A intensa competição por talentos propicia um terreno fértil para o assedio. E as empresas de ponta são particularmente alvo de ataques.
   O mercado sabe que elas detêm grandes talentos – gente com experiência, treinamento e competência são extremamente valorizados.

   As empresas se mobilizam além de estratégias monetárias para reter seus talentos. Elas focam em crescimento, desenvolvimento e experiência global.

   Dois aspectos destacam-se para que estas empresas sejam bem sucedidas:

   Executam bem os fundamentos e se mobilizam em busca dos objetivos estratégicos.

   Priorizam quatro estratégias que incutem o pensamento global em cada líder; montam um banco de talentos locais prontos para desafios globais; aceleram o desenvolvimento baseado em experiência; e proporcionam uma experiência ao funcionário que não varia com a latitude.

   O talento global é um condutor – não um resultado - da estratégia global.

   As demandas do capital humano ocupam de cara a linha de frente da estratégia. E é nesse ponto que as empresas se diferenciam. E quando se trata de entrar em novos mercados, elas são mais minuciosas, táticas e conscientes no modo como identificam, entram e crescem nesse mercado.

     As empresas de ponta entendem a importância de deixar claro o que se espera das lideranças globais. As organizações precisam se certificar de que estão envolvendo as pessoas certas, para experiências certas no tempo certo.

   Cada vez mais, usam o que se denomina “glopats”, lideres com comprovada experiência de novos negócios ao redor do mundo com projetos de pequeno a médio prazos.

   Eles têm competência altamente desejáveis, são geralmente mais baratos e agregam valores evidentes, além de experiência externa e conforto para lidar com mercados em crescimento.

  Criar, não caçar gente de fora: Muitas empresas mantêm relações estratégicas com universidades e entidades locais que garantem encontrar talentos de qualidade. Elas se empenham em manter fortes conexões e cultivar redes com os ex-alunos e os binacionais. Com linguagens e bagagens culturais estabelecidas, esses indivíduos compõem um banco de talentos “quase prontos”

  Gestão avançada garante inteligência na administração de benefícios: Uma grande revolução no conceito de benefícios que oferecer muito mais informações para o gestor de RH.

   No mundo corporativo, o acesso a informação proporciona aos gestores agilidade na tomada de decisão. Mais do que isso, garante assertividade das ações implantadas e identifica oportunidades de redução de custos.

   Assistimos a uma luta diária das organizações para garantir o bem estar dos funcionários, porém com baixa percepção e pouca valorização

   Essa carência compromete a gestão e a percepção dos colaboradores do verdadeiro valor desses benefícios que são essenciais para a motivação e comprometimento dos colaboradores para o êxito dos resultados.

   Existe uma grande necessidade de que os benefícios se adéqüem às reais necessidades dos colaboradores para que possam ser bem utilizados.

   Acelerar o desenvolvimento baseado na experiência: Uma das conclusões do estudo é que para atender as demandas dos mercados emergentes, as organizações de ponta estão acelerando o desenvolvimento de talentos e de lideranças de uma maneira mais rápida, mais abrangente e mais direcionada.

   Abordagem variada e treinamento na prática, assim as top companies entendem que nada substitui a experiência, e dispõem de mix de técnicas de aprendizado para acelerar o desenvolvimento de lideranças, o que inclui aprendizados on-the-job e treinamentos internos de liderança, assim como coaching e mentoring, projetos de aprendizado prático e revezamento entre negócios e lugares, e contato com os lideres seniores.

   Criação de eixos de desenvolvimento regional: As companhias diferenciadas têm uma abordagem ampla para criar, desenvolver e recompensar altos talentos.

  A maioria das empresas consideram seus altos executivos como patrimônio não pertencentes apenas a um produto especifico ou a uma linha. Quando se trata de desenvolver lideres, ter velocidade e flexibilidade para atender às exigências dos negócios locais se tornou uma necessidade de pratica.

   Alavancar o poder das redes e das relações: O valor das redes de relacionamento dos lideres jamais pode ser subestimado.

   A Hewitt observa que em mercados em crescimento “onde a curva de aprendizado é acentuada e os recursos são escassos, o poder das redes é o que há de mais importante, contribuindo para desenvolver capacidades, promover engajamentos e, no final das contas, para tocar os negócios”.



PESQUISA
Pesquisando o tema sugerido pelo professor “As pessoas por Princípios” encontramos o artigo abaixo, muito interessante.
Rogerio Martins
   Em recentes pesquisas e apresentações sobre motivação uma pergunta tem sido recorrente: o que nos motiva na vida? Desde que iniciei meus estudos sobre motivação humana descobri diversas explicações, conceitos, teorias e experiências que às vezes me confundiram sobre o verdadeiro princípio da motivação. Porém, isto me estimulou a procurar no convívio diário com profissionais, executivos, alunos e amigos o verdadeiro sentido do que nos motiva na vida.
   De certo que não encontrei uma explicação definitiva sobre o assunto, mas percebi uma linha de conduta comum a todas as pessoas bem sucedidas que mantive e mantenho contato até hoje. O traço comum de comportamento que coloco como um dos princípios da motivação humana é a capacidade de pensar positivamente sobre seu futuro.
   O fator “visão positiva do futuro” faz com que as pessoas tragam algum significado para suas vidas. Quando pensamos sobre nossos futuros estamos criando uma ponte para o sucesso. Nossas ações passam a ter um sentido à medida que organizamos os sonhos e ambições. É fundamental ter sonhos para que encontremos motivos em nossas vidas. O sonho é o primeiro passo para a concretização dos objetivos. Para alguns o sonho é casar e ter filhos, para outros é ser bem sucedido profissionalmente, em outros casos é ter mais tempo para si mesmo, e assim por diante. À medida que projetamos estes sonhos em nossas mentes criamos condições favoráveis para vivermos motivados para alcançá-los.
   Em função disso, afirmo que para encontrar a motivação para o dia-a-dia é preciso primeiramente ter sonhos, projetos sobre o futuro, uma visão clara e significativa de onde se quer chegar ou o que se quer fazer com a própria vida. É preciso ter um sentido maior e que faça a diferença para si mesmo.
   Há um caso real que reforça esta idéia: a do psiquiatra judeu Viktor Frankl que, preso no campo de concentração de Auschwitz, em plena Segunda Guerra Mundial, traçou três metas ao chegar naquele local deplorável: manter-se vivo, ajudar as pessoas com seus conhecimentos médicos e aprender alguma coisa com aquela situação. Ele conseguiu! No livro “Em busca de sentido”, Viktor Frankl descreve os horrores daqueles momentos quando foi quase vítima do extermínio, mas por definir claramente seu futuro agiu diariamente motivado para cumprir suas três metas.
   No mundo corporativo também encontramos casos semelhantes de determinação, motivação e foco no sucesso. O exemplo mais recente é da empresa japonesa Toyota. Há alguns anos seus executivos traçaram a meta de ser não somente a melhor empresa de fabricação de automóveis, mas a maior. Este plano está se tornando realidade porque seus funcionários, clientes e fornecedores compartilham este futuro. Um executivo da indústria de autopeças contou-me, certa vez, um fato interessante sobre o relacionamento e visão compartilhada relativo a montadoras, na qual a Toyota foi citada. Segundo ele, quando havia algum problema no material entregue, as montadoras costumavam chamar para uma conversa e apontar “o erro do fornecedor”, enquanto que a Toyota chamava para a reunião abordando “a resolução de um problema nosso”. Os profissionais da Toyota colocavam a situação como algo a ser resolvido em conjunto e o ônus era partilhado entre as partes. Isso fez e faz toda a diferença.
   Voltando aos sonhos, é preciso ter cuidado com o tamanho deles. Algumas vezes o sonho é tão grande que, para ser alcançado com sucesso, deve ser dividido em pequenas partes. Caso contrário, a frustração de não atingir aquele objetivo é um fator de desmotivação tão poderoso que poderá ocasionar a sensação de derrota. Para se chegar à vitória é preciso pensar nela primeiro. Vários esportistas e executivos de sucesso já apontaram que o fator determinante de suas conquistas foi a associação de uma visão positiva de seu futuro, com a determinação para alcançar a vitória. É preciso sonhar e agir. Planejar e realizar. Conquistar e comemorar.
   Como sabemos, a motivação é um fator intrínseco ao ser humano e influenciado por fatores externos (pelo meio em que vivemos e pelas pessoas que convivemos). Por isso, nada mais natural que o princípio da motivação se encontre em nossos sonhos, desejos e ambições que, aliados a um sentido de ação, tornam-se a visão de futuro que nos impulsiona a realizar, agir, fazer, trabalhar, namorar, crescer e, enfim, viver. Motivos não faltam; basta dar um sentido a eles.
 publicado 22/01/2010.13:07       por Murilo Pinto                   
Princípios básicos da gestão de pessoasSegundo o especialista em reestruturação organizacional Federico Amory, 68% das organizações lidam mal com suas equipes, prejudicando seu desempenho e relacionamento. Confira 13 pontos básicos em gestão de pessoas indicados por ele.
1. Procure mais elogiar do que criticar as pessoas. De uma forma geral, nos dirigimos mais para as pessoas, quando é para repreender. Nossa tendência é mais reativa do que pró-ativa.
2. Quando elogiar, que seja sincero e oportuno. Esteja atento e aproveite quando a oportunidade aparecer.
3. Um elogio sincero e oportuno, apaga uma multidão de defeitos… Pense nisso!
4. Quando se apresentem vagas, sempre que possível, aproveite o pessoal interno (já conhecido), sempre e quando esteja qualificado para a vaga em questão. Quando não for o caso, delegue a um profissional experiente o recrutamento e seleção com base num perfil estrategicamente definido. Evite contratar por simpatia pessoal.
5. Exigir que seus subordinados pensem e ajam como você não vai adiantar muito, tente explicar melhor para eles o que espera de cada um, avalie seu desempenho e reconheça publicamente seus esforços.
6. Chamar a atenção a um colaborador às vezes é necessário, apenas faça-o em particular. Os outros não precisam saber disso. Lembre-se que o objetivo não é humilhar e sim corrigir uma falha, e se você demonstrar de que seu único objetivo é ajudar (e não inflamar seu ego), as melhorias desejadas irão aparecer.
7. Muitas vezes o resultado depende mais da forma como passa sua mensagem do que seu próprio conteúdo. Procure evitar gritarias, raiva e imposição. Apenas explique.
8. Quando pedir (mandar) para fazer algo aos seus colaboradores, procure explicar os motivos e o quanto isso é importante para a empresa. Evite tom agressivo, ou parecer que é uma imposição – mesmo pagando o salário em dia.
9. Quase todos os seres humanos temos traumas e crenças que limitam nosso desempenho, para elevar o nível de desempenho de seus colaboradores e incentivar a criatividade e inovação, faça de tudo para aumentar a auto-estima de cada um.
10. Se você está pensando em colocar um negócio (passar de empregado para patrão), deveria ser mais exigente consigo próprio e se questionar muito, principalmente na área de relações interpessoais, pois agora vai passar a depender mais dos outros.
11. Cuidado com o julgamento da hipocrisia dos outros, se estas pessoas aparecerem muito na sua vida, provavelmente é por que você não está sendo transparente, justo e integro em seus relacionamentos.
12. Aproveite a autoridade que tem para edificar e deixar gratas lembranças nas pessoas e principalmente jamais se proveito dela para beneficio próprio.
13. Tenha a coragem de reconhecer quando estiver errado e a grandeza de mudar quando necessário, ensinando seus subordinados a sair da “zona de conforto” e lutar pelos objetivos deles e da empresa. Faça com que suas ações sejam coerentes com o discurso.
   
CONCLUSÃO CRÍTICA DO GRUPO SOBRE O TEMA
Através do texto disponibilizado pelo professor e de pesquisas obtivemos as informações para desenvolver o conteúdo do trabalho. Já para a elaboração da estrutura do mesmo, contamos com sites de apoio.  
Ficamos muito satisfeitas em conseguir, em tão pouco tempo, desenvolver um trabalho tão rico, com ética e qualidade; e através das conquistas e conhecimentos adquiridos, podemos considerar atingido o objetivo.



http://gestaodepessoasrh.wordpress.com/2008/08/18/o-principio-da-motivacao/




ASSERTIVIDADE

O que é Assertividade?

Ser assertivo é buscar seus próprios interesses e expressar seus desejos e sentimentos, é também encorajar os outros a também serem, é expor e defender suas idéias, mas ouvir e aceitar idéias dos outros.






Veja o que diz Wikipedia acessando:


VIDEO - Assertividade



http://www.youtube.com/watch?v=pSt4UH1oPl0
http://www.youtube.com/watch?v=VasRdtCxuFc&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=uTHux5X2YXo&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=A0q1YiAfV44&feature=mfu_in_order&list=UL

Acesse o link para assistir ao video - 4 partes

"Assertividade é saber dizer não quando necessário, é avaliar a situação, as necessidades e tomar a melhor decisão." (Grupo Talentos)

Você têm talento pra quê?

Essa pergunta, título deste artigo, pode ser interpretada de duas maneiras, sendo entendida como "Você tem talento para fazer o quê?" ou "O que você anda fazendo com o seu talento?" Ambas querendo cutucar você para algo tão óbvio e tolo que só pessoas altamente racionais não conseguem perceber. De fato, sequer têm conhecimento do que significa esta palavra: talento.

A PARÁBOLA DOS TALENTOS
A Parábola dos Talentos (na Bíblia, em Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus três servos e entregou-lhes seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um, conforme a capacidade de cada um. O que recebeu cinco talentos, conseguiu mais cinco negociando-os com outras pessoas. O mesmo aconteceu para o que recebeu dois. Porém, o que recebeu apenas um, enterrou-o para não perdê-lo e aguardou o retorno do seu senhor. Quando este retornou, parabenizou os que haviam utilizado os seus talentos para multiplicar a sua abundância e lhes entregou novas moedas. E ao servo que escondeu o talento que recebeu, disse que teria que retirar o talento que lhe havia dado e mandá-lo para longe, pois como servo improdutivo não tinha utilidade para o seu reino.
O QUE É TALENTO?
Na época em que essa história foi escrita, talento era uma moeda utilizada na Grécia e em Roma. Já no livro A Era dos Talentos, de Mauro Press, criador do método Maksuri de Gestão de Talentos no qual sou formado, talento é aquilo que uma pessoa tem habilidade e facilidade para fazer e faz com gosto. Entenda que não é fazer bem alguma coisa, pois pode-se ainda não ter desenvolvido a competência para aquilo que se ama, porém é fato que a pessoa tem talento.
TALENTO X COMPETÊNCIA
Até mesmo em revistas populares, são publicadas matérias que confundem o leitor ao tratarem competência como talento. Eu, por exemplo, tenho enorme competência para lidar com pensamentos lógicos, matemática, informática e internet, mas o meu talento é a sensibilidade através da escrita e da oratória. Estudando a maneira como cresci, enxerguei que eu me utilizei da informática para me aproximar das pessoas, compreender os seus problemas e ajudá-las na solução deles. Justamente como eu faço hoje nas sessões de coaching de talentos, só que em outra área. Percebeu? Não é porque você é uma ótima analista financeira ou um excelente metalúrgico que significa que você tem talento para isso. Eu também era excelente como analista de sistemas e programador, mas não era um profissional realizado, escondendo os meus talentos.
COMO DESCOBRIR UM TALENTO
Qualquer pessoa pode descobrir quais são os seus talentos se tiver um bom conhecimento sobre si mesma, pois descobri-los é como uma investigação profunda nas atitudes e nos gostos individuais. Outra maneira é fazer sessões de coaching de talentos que inclui o mapeamento de talentos online feito através do site do método Maksuri. Assim como existem testes vocacionais, também existe um teste onde se descobre os talentos e que, diferente do teste vocacional, não lhe rotula em uma determinada profissão, mas sim apresenta-lhe um leque de atividades profissionais que muitas vezes ainda não foram criadas, mas que precisam de profissionais.
UM TIME SÓ DE TALENTOS
Um dia eu terei uma equipe onde saberei exatamente qual é o talento de cada um e como cada um se realiza dentro daquela atividade profissional, pois isso certamente irá gerar um bem estar enorme para a equipe e conseqüentemente uma melhor produção. Todas as empresas deveriam voltar o seu foco para as pessoas que compõem as suas equipes, pois compreender que o que é satisfação para uma pessoa pode não ser para outra é essencial nesta nova era que estamos vivendo. A era de Henry Ford, onde processos eram mais importantes que pessoas, acabou. Hoje, nossos colaboradores não são "robolaboradores" como têm sido tratados, são pessoas com desejos e sonhos que precisam ser realizados. E por quê não realizá-los em conjunto?


TESTE - Índice de Mitos Heróicos


INSTRUÇÕES:

A.   Indique a freqüência com que cada afirmação descreve o seu modo de ser preenchendo os espaços em branco ao lado do número da afirmação.
1 = Quase nunca se aplica a mim.
2 = Raramente se aplica a mim.
3 = Às vezes se aplica a mim.
4 = Geralmente se aplica a mim.
5 = Quase sempre se aplica a mim.

B.   Utilize o tempo que achar necessário;  a sua primeira reação geralmente é o melhor indicador.

C.   Não omita nenhum item, pois isso poderia invalidar os seus resultados.  Se não tiver certeza, decida-se da melhor forma que puder e siga em frente.

____ 1   Eu reúno informações sem formar juízos.
____ 2   Sinto-me desorientado(a) por causa de tantas mudanças na minha vida.
____ 3   O processo da minha autocura permite que eu ajude a curar os outros.
____ 4   Eu humilho os outros.
____ 5   Sinto-me seguro(a).
____ 6   Deixo o medo de lado e faço o que precisa ser feito.
____ 7   Ponho as necessidades dos outros na frente das minhas.
____ 8   Procuro ser autêntico(a) onde quer que eu esteja.
____ 9   Quando a vida fica monótona, gosto de fazer uma mudança radical.
____ 10 Tenho prazer em cuidar das outras pessoas.
____ 11 Os outros me acham divertido(a).
____ 12 Sinto-me sexy.
____ 13 Acredito que as pessoas não querem realmente magoar as outras.
____ 14 Quando criança, eu era ludibriado(a) ou neglicenciado(a).
____ 15 Gosto mais de dar que de receber.
____ 16 Concordo com a seguinte afirmação: “É melhor Ter amado e perdido o objetivo desse amor do que nunca Ter amado”.
____ 17 Vivo a vida plenamente.
____ 18 Mantenho um senso de perspectiva procurando Ter uma visão de longo alcance.
____ 19 Estou empenhado(a) no processo de criar a minha própria vida.
____ 20 Acredito que uma mesma coisa pode ser considerada a partir de diferentes ângulos.
____ 21 Não sou mais a pessoa que pensava ser.
____ 22 A vida é um rosário de tristezas.
____ 23 A ajuda espiritual é responsável pela minha eficiência.
____ 24 Acho mais fácil fazer as coisas para os outros do que para mim mesmo(a).
____ 25 Encontro satisfação nos meus relacionamentos.
____ 26 As pessoas me procuram em busca de orientação.
____ 27 Tenho medo das pessoas que ocupam posições de mando.
____ 28 Não levo as regras muito a sério.
____ 29 Gosto de ajudar as pessoas a estabelecerem contato.
____ 30 Sinto-me abandonado(a).
____ 31 Às vezes consigo realizar coisas importantes aparentemente sem esforço.
____ 32 Tenho capacidade de liderança.
____ 33 Procuro sempre me aperfeiçoar.
____ 34 Posso contar com outras pessoas para cuidarem de mim.
____ 35 Prefiro estar no comando das situações.
____ 36 Procuro descobrir a verdade que está por trás das aparências.
____ 37 A modificação de meus pensamentos altera a minha vida.
____ 38 Eu estimulo o desenvolvimento dos recursos, sejam eles humanos ou naturais.
____ 39 Estou disposto a correr riscos pessoais para defender as idéias nas quais acredito.
____ 40 Não consigo ficar sentado e deixar que uma injustiça seja cometida sem tentar corrigi-la.
____ 41 Eu me esforço por ser objetivo(a).
____ 42 Minha presença muitas vezes atua como um catalisador para a realização de mudanças.
____ 43 Gosto de fazer as pessoas rirem.
____ 44 Tenho disciplina para alcançar as minhas metas.
____ 45 Amo a humanidade como um todo.
____ 46 Tenha a capacidade de combinar as habilidades das pessoas com as tarefas a serem realizadas.
____ 47 A manutenção da minha independência é fundamental para mim.
____ 48 Acredito que todas as pessoas e todas as coisas do mundo estão interligadas.
____ 49 O mundo é um lugar seguro.
____ 50 As pessoas em quem confiei me abandonaram.
____ 51 Sinto certa inquietação.
____ 52 Estou renunciando às coisas que não servem mais para mim.
____ 53 Gosto de “alegrar” as pessoas que são excessivamente sérias.
____ 54 Um pouco de bagunça é bom para a alma.
____ 55 O fato de Ter me sacrificado para ajudar os outros fez de mim uma pessoa melhor.
____ 56 Sou uma pessoa calma.
____ 57 Costumo enfrentar as pessoas hostis.
____ 58 Gosto de transformar as situações.
____ 59 A chave para o sucesso, em todos os aspectos da vida, é a disciplina.
____ 60 A inspiração vem facilmente para mim.
____ 61 Não estou à altura das expectativas que tinha para mim mesmo(a).
____ 62 Tenho a sensação de que um mundo melhor está à minha espera em alguma lugar.
____ 63 Quando conheço uma pessoa presumo que ela é digna de confiança.
____ 64 Meus sonhos estão se transformando em realidade.
____ 65 Sei que as minhas necessidades serão supridas.
____ 66 Tenho vontade de realizar algum tipo de ruptura.
____ 67 Procuro administrar as situações tendo em mente o bem geral.
____ 68 Sinto dificuldade para dizer não.
____ 69 Tenho mais idéias boas do que tempo para transformá-las em realidade.
____ 70 Estou procurando melhorar a minha vida.
____ 71 Tive decepções com pessoas que foram importantes na minha vida
____ 72 O ato de procurar alguma coisa é tão importante quanto encontrá-la

Instruções para a Contagem dos Pontos

Sob o nome de cada arquétipo estão seis claros com números correspondentes às questões do IMH.  Transfira suas respostas (1-5) para as colunas abaixo.  Por exemplo:  se a sua resposta para a questão 5 foi 3 (Às vezes”), escreva um 3 no espaço ao lado do 5, o primeiro número da coluna encima pelo “Inocente”.  Quando tiver completado os claros, some as colunas.  O seu escore total para cada arquétipo ficará entre 6 e 30.
Quanto estiver completado a contagem de pontos, você talvez queira colocar seus escores no diagrama circular da página 38 para obter uma representação visual dos seus resultados.

Inocente

Órfã
Guerreiro
Caridoso
Explorador
Amante
  5 _____
13 _____
34 _____
49 _____
63 _____
65 _____
14_____
22_____
27_____
30_____
50_____
71_____
  6 _____
39 _____
40 _____
44 _____
57 _____
59 _____
  7 _____
10 _____
15 _____
24 _____
55 _____
68 _____
33 _____
47 _____
51 _____
62 _____
70 _____
72 _____
12_____
16_____
17_____
25_____
29_____
45_____
Total
     _____

     _____

     _____

     _____

     _____

     _____

Destruidor

Criador

Mago

Governante

Sábio

Bobo
  2 _____
  4 _____
21 _____
52 _____
61 _____
66 _____
 8 _____
19 _____
31 _____
60 _____
64 _____
69 _____
  3 _____
23 _____
37 _____
42 _____
48 _____
58 _____
26 _____
32 _____
35 _____
38 _____
46 _____
67 _____
  1 _____
18 _____
20 _____
36 _____
41 _____
56 _____
 9 _____
11 _____
28 _____
43 _____
53 _____
54 _____
Total
     _____

     _____

     _____

     _____

      _____

     _____



O Índice de Mitos Heróicos (IMH) foi criado para ajudar as pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e aos outros através da identificação dos diferentes arquétipos que estão ativos em suas vidas.  As pessoas que fazem o teste recebem um escore numérico indicando o seu grau de identificação com os doze arquétipos descritos neste livro.  Todos os doze arquétipos são importantes e cada um deles traz consigo uma dádiva especial.  Cada um deles tem uma importante contribuição a fazer na nossa vida.  Nenhum é melhor nem pior do que o outro.  Assim, não existem respostas certas ou erradas.