RH - Camila


Na empresa onde trabalho,o processo de recrutamento e seleção é realizado através de um processo interno pelo mural de vagas na intranet e também por um criterioso processo externo o qual avaliamos a cada mês até 4.500 candidatos.
 Para o processo de avaliação de desempenho utilizamos o método de Avaliação 360 Graus, uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
   Referente aos benefícios, além dos da categoria, que incluem seguro de vida, vale-transporte, vale-refeição e assistência médica e odontológica, auxílio creche, auxílio farmácia, custeio de curso de idiomas, formação acadêmica, sorteios de eletro-eletrônicos, jantares em restaurantes, ingressos para parques e cinemas e viagens ao alcance de métricas.
   Para o plano de carreira utilizamos o centro de desenvolvimento interno = é o caso da educação corporativa ou universidade corporativa, que preocupa-se não somente com o fator qualificar, mas também com a apresentação de uma maneira totalmente nova de pensar e trabalhar, para que os colaboradores das organizações possam desempenhar papéis muito mais amplos no seu ambiente de trabalho.  Sustentar a vantagem competitiva inspirando um aprendizado permanente e um desempenho excepcional é o que há de comum entre as empresas que adotam  Universidade Corporativa. Essas empresas estão transformando suas salas de aula corporativas em infra-estruturas de aprendizagem, em que o objetivo é desenvolver meios de alavancar novas oportunidades, entrar em novos mercados globais, criar relacionamentos mais profundos com os clientes internos e principalmente externos e impulsionar a organização para um novo futuro. É nessa visão que o processo de aprendizagem tem como prioridade o conhecimento da organização como um todo.
   Programa de trainees = planejar o capital humano em longo prazo. Os integrantes desenvolvem um estagio programado, recebem treinamento planejado e contínuo, ministrado por profissionais de alto nível da empresa, participam ativamente de certas atividades previamente estabelecidas, enquanto são monitorados e avaliados continuamente quanto ao seu desempenho. Geralmente são recém-formados ou estão no último ou penúltimo ano de sua formação.
   Programas de estágio = formação de funcionários com escolaridade de nível técnico ou superior, têm como principais vantagens à relação custo-benefício e a possibilidade de preparação de profissionais com a “cara” da empresa. Um alerta importante: muitas empresas têm utilizado o conceito de estagiário não na concepção legítima de formação e preparação profissional, “mas simplesmente como mão-de-obra barata”, na medida em que isso não compromete seu quadro de pessoal nem seu orçamento de despesas. Essa prática é deplorável, principalmente em uma conjuntura em que os jovens têm poucas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e, em decorrência, submetem-se, sem contestação, a esse tipo de oportunismo.
   O e-learning é mais um ferramenta online voltado ao desenvolvimento de seus colaboradores. É um dos principais meios de educação à distância, baseado na utilização do computador e que oferece um grande número de ferramentas avançadas e poderosas. Com a implantação do e-learning, pretendemos aumentar a transmissão de conhecimento e promover cada vez mais o aprendizado. O e-learning traz diversos benefícios como:  
   Atingir um grande número de pessoas em curto espaço de  tempo, sendo possível superar dificuldades de dispersão      geográfica e seus respectivos custos. Isto tem impacto      na produtividade, pois pode-se treinar mais pessoas e em      menor tempo.  
   O aluno pode fazer o curso no horário e no local que lhe forem      mais convenientes, o que se traduz em flexibilidade  
   É possível respeitar as características individuais relacionadas      ao ritmo de aprendizagem de cada aluno,  pois o tempo  dispendido por um aluno não interfere nos dos outros, dessa      forma, cada um pode exercitar-se em seu tempo.  
   Nesta ferramenta serão oferecidos diversos tipos de cursos e treinamentos, sendo que o primeiro a ser disponibilizado será o Treinamento de Integração dos Novos  Colaboradores.   A plataforma oferecida também permite o gerenciamento de várias informações sobre o aluno e o curso como: se o aluno completou o curso; qual a nota na avaliação de aprendizado; como aluno avaliou o curso; quantas pessoas fizeram o treinamento; quem completou o curso; aprovados e reprovados; ausentes; entre outras. Além disso, gera relatórios segmentados por aluno, turma, cargo, curso, etc.
   Como toda empresa, a minha possui pontos a melhorar, nossos superiores notam nosso desempenho, nos elogiam e até pedem nossa promoção com aumento da remuneração, entretanto além de termos as datas especificas para ser liberar as ‘mop’s (o que só acontece duas vezes ao ano), muitas vezes é gerada tanta burocracia que o reconhecimento demora muito para acontecer, e algumas vezes a empresa perde um grande profissional por excesso de protocolos.
   Os gestores atuam buscando o desenvolvimento das habilidades dos integrantes da equipe como liderança participativa, domínio do conhecimento técnico, comunicação (inclusive o feedback) e sempre atuando sobre as relações interpessoais entre os membros.
   Exemplo: Sempre quando delegamos responsabilidades aos integrantes da equipe de projeto, estamos confiando a eles o poder de gerar o resultado esperado para a conclusão do objetivo do projeto, e quando comunicamos de forma correta a importância desta tarefa a eles, eles tendem a se sentir parte do processo, ou seja, o projeto não é do gerente ou do cliente o projeto pertence à equipe.
   Outra ferramenta importantíssima é o feedback, sempre. A equipe precisa saber se o que foi feito foi bem aceito, se foi feito da melhor forma e principalmente onde pode ser melhorado promovendo assim o crescimento pessoal e profissional do mesmo. Logo o sucesso dele será o sucesso da equipe.
   Nossos gestores utilizam-se nas movimentações em nossa companhia de 05 (cinco) tópicos básicos para uma gestão de qualidade e sucesso:
1. Credibilidade pessoal:  Apresenta antecedentes de sucesso / Conquistou confiança  / Instila segurança nos outros / Tem “química” com os principais públicos / Demonstra alta integridade / Faz perguntas importantes / Estrutura idéias complexas de maneira útil / Assume riscos adequados / Faz observações francas / Apresenta insights alternativos sobre assuntos de negócios
2. Capacidade de gerenciar a mudança:  Promove confiança e credibilidade no relacionamento com os outros / É visionário / Assume papel proativo na indução da mudança / Constrói relacionamentos solidários com os outros  / Instiga a criatividade alheia / Encaixa problemas específicos no contexto de sistemas mais amplos / Identifica problemas fundamentais para o sucesso do negócio / Compartilha conhecimentos entre as fronteiras organizacionais.
3. Capacidade de gerenciar a cultura:  Promove processos de transformação cultural / Traduz a cultura almejada em comportamentos específicos / Desafia o status quo / Identifica a cultura necessária à implementação da estratégia de negócios da empresa e estrutura a cultura de moda a entusiasmar os empregados / Encoraja os executivos a se comportarem de maneira compatível com a cultura almejada / Foca a cultura interna no atendimento das necessidades dos clientes externos / É eficaz na comunicação verbal / Trabalha com os gerentes para divulgar mensagens claras e consistentes
4. Fornecimento de práticas de RH:  É eficaz na comunicação por escrito / Facilita o processo de reestruturação organizacional / Projeta programas de desenvolvimento que facilitam a mudança / Promove o desenho de processos de comunicação interna / Atrai empregados adequados / Desenvolve sistemas de remuneração / Facilita a disseminação de informações sobre os cliente.
5. Conhecimento do negócio: Compreende o seguinte: / práticas de recursos humanos / estrutura organizacional / análise dos concorrentes / finanças / marketing e vendas / sistemas de informação
   A missão da política de Recursos Humanos da Companhia tem como foco principal assegurar um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano e gere ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e se comprometerem com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais. 
   É nesse sentido que a área de Recursos Humanos da Companhia atua, sempre trabalhando para valorizar, desenvolver e reter os seus talentos, gerando oportunidades de progressão na carreira com remunerações nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde e qualificação contínua de seu corpo técnico.
   Dentre as políticas adotadas destacamos:
   Atrair, desenvolver, treinar e reter pessoas, investindo em seus talentos e aprimorando as competências técnicas e gerenciais, atendendo à dinâmica dos negócios visando sustentar a excelência competitiva.
  Assegurar efetivos adequados aos objetivos dos negócios e promover práticas de compensação competitivas em relação ao mercado.
   Promover práticas e processos de gestão que levem à satisfação no trabalho e ao comprometimento de todos os empregados com as metas e os princípios éticos.
    Estimular uma cultura empresarial única e humanizada, que respeite os valores locais, valorize a consolidação e troca de conhecimentos e priorize o reconhecimento pelos resultados das equipes e das pessoas.
   Estimular e reconhecer o exercício da cidadania pelos trabalhadores e apoiar as iniciativas vinculadas à responsabilidade social.
    Manter um processo permanente de negociação para a construção de soluções com a representação sindical dos empregados.
   Adequar as práticas de contratação de serviços, compatibilizando-as com as Políticas de RH, Gestão do Conhecimento, SMS e de Segurança da Informação sobre os negócios e atividades. 
    A empresa em que trabalho é muito conceituada e oferece as mais diversas oportunidades e experiência, entretanto deveriam ser um pouco menos burocráticos e reconhecer os talentos não apenas verbal mente, mas sim oferecendo promoções, aumento de remuneração, dentre outras coisas que deixariam o funcionário ainda mais feliz e motivado. Será uma conquista não apenas para os funcionários, mas também para a empresa, já que terá uma ligação muito maior do que funcionário - empresa / trabalho - remuneração, se terá uma relação de de conquistas, reconhecimento e orgulho mútuo, onde todos só tem a ganhar.