RH - Fernanda

A organização onde eu trabalho investe na carreira fechada de seus funcionários, pois quando a pessoa manda seu currículo ela sabe que terá grandes chances de crescimento, é claro que irá depender de seu desempenho e comprometimento com a empresa. Isso é muito bom, pois você terá que passar por todos os cargos para que tenha um conhecimento amplo e que possa chegar ao cargo máximo e ser reconhecido como um excelente profissional.
Os benefícios oferecidos pela empresa são: assistência médica, assistência odontológica, auxílio creche, parceria com a previdência privada, vale alimentação, vale refeição e vale transporte.
Nesta empresa pude perceber que os gestores são bem capacitados, pois têm uma interação bem forte com o departamento de recursos humanos, um dos aspectos que a empresa mais preza é o treinamento para ter um bom resultado na qualidade do atendimento. Todos os funcionários são obrigados a fazer cursos disponibilizados integralmente pela empresa, onde são registrados em sua ficha que será uma das fontes de crescimento dentro da organização.
Por se tratar de uma empresa onde o nível de stress dos funcionários é bastante alto, eles deveriam investir um pouco mais em ações para amenizar estes sintomas, como por exemplo: ginástica laboral, aulas de relaxamento, e atividades de descontração, pois isso iria melhorar o bem estar e fazer com que todos os membros da equipe interagissem intra e extra departamento.
Abaixo listei alguns procedimentos:
O Processo Seletivo da empresa inicia-se com a disponibilização em seu site de um ícone para que as pessoas interessadas possam cadastrar o seu currículo. Profissionais da área selecionam alguns currículos e chamam os mesmos para serem avaliados por uma prova escrita que contém perguntas de português, matemática, conhecimentos gerais e raciocínio lógico. Após o bom desempenho do candidato ele é direcionado para uma entrevista com psicólogos onde, passa por diversas dinâmicas para identificar o perfil e comportamento do candidato. Com isso a empresa pode identificar índice de recrutamento e ter uma comparação com os candidatos avaliados em 2009 e fazer a contratação mais adequada.
A empresa adota Índice de Rotatividade, e ao analisar este tópico, pude perceber que com o passar dos anos está muito acentuado, pois os funcionários estão desmotivados e estressados com as metas exigidas e o baixo salário, com isso as pessoas estão se desligando da organização e indo para outro banco. Então o departamento de recursos humanos solicitou uma consultoria para fazer o reajuste de salário que serão pagos até dezembro de 2010.
Para avaliar o desempenho a empresa adota uma política de pontuação que é gerada não só pelo gestor, mas também pela auto-avaliação e avaliação da equipe. E o programa adotado pelo RH, no meu ponto de vista, é muito assertivo, pois todo mês o colaborador que recebeu mais pontos, ou seja, que foi melhor avaliado é indicado ao RH para receber um quadro com sua foto e os dizeres: “destaque mês”, e este quadro vai para a parede principal da empresa. Essa é uma tática para motivar o colaborador.