RH - PLUS



O RH IDEAL

   Após analisarmos as empresas, observamos diversas diferenças, inclusive alguns beneficios e maleficios singulares, o que era de se esperar, visando que a pesquisa foi realizada com empresas que possuem ramos e porte completamente diferentes.
Recrutamento e seleção: Todas possuem a divulgação de vagas internamente, o que permite ao funcionário realizar indicações. A empresa da Fernanda e da Camila, oferecem um estrutura muito boa, por se tratar de grandes empresas, o processo é mais longo e exigindo dos participantes mais do que apenas a indicação, proporcionando assim a junção do conhecimento com a oportunidade que acarretarão no sucesso.
   No quesito avaliação do desempenho, a empresa da Tatiana ainda irá implantar alguma forma de avaliação, na empresa da Camila essa avaliação é sistêmica, gerando assim o mesmo quesito e nivel de pontos para cada funcionário, o que é muito bom, poderia ser implantando também a finalização da empresa da Fernanda, qual o funcionário com maior pontuação se destaca na mural da empresa.
   As três empresas oferecem beneficios básicos, entretanto a empresa da Camila se destaca por oferecer beneficios além dos da categoria, visando assim se adequar a atender melhor as necessidades e particularidade de cada funcionário.
   A empresa da Tatiana por ser de pequeno porte não oferece plano de carreira, já na empresa da Fernanda, os funcionários para chegarem ao "maior cargo" precisam passar por todos os outros, o que pode levar algum tempo, a que mais nos agrada é a empresa da Camila, que oferece meios de estudo e capacitação profissional para que assim o funcionário aprenda e já possa exercer a função desejada.
   Todas as empresas oferecem capacitação para os funcionários, entretanto a melhor é a da empresa da Fernanda, qual oferece o treinamento presencial, que além dos funcionários terem maior foco e empenho, ainda praticam o net work.
   As três empresas deixam a desejar no quesito de reconhecimento de um bom desempenhador, na maioria das vezes, os líderes notam a habilidade do funcionário, mas usam de critérios próprios ou de extrema burocracia, fazendo com que assim haja uma demora muito grande em ocorre promoções e beneficios àqueles funcionários que desempenham bem o seu papel dentro da organização.
   A organizção que mais se destaca no quesito dos gestores é a empresa da Camila, onde os mesmos atuam buscando o desenvolvimento das habilidades dos integrantes da equipe como liderança participativa, domínio do conhecimento técnico, comunicação (inclusive o feedback) e sempre atuando sobre as relações interpessoais entre os membros, utilizando os cinco tópicos básicos da organização:  Credibilidade pessoal, Capacidade de gerenciar a mudança, Capacidade de gerenciar a cultura, Fornecimento de práticas de RH e Conhecimento do negócio, o que mostra a capacitação dos gestores juntamente com o Rh que fica visível à todos na empresa.
   Cada uma das empresas tem suas politicas diferenciadas referente às necessidades do grupo, entretanto elas deveriam sempre se atentar às necessidades do funcionário como pessoa, pois um funcionário feliz é um funcionário que desempenha melhor seu papel. observamos que a empresa da Camila friza bastante estes aspectos, o que provalvelmente agrade a maioria dos funcionários.
      Dentro de sua realidade todas as empresas têm pontos à melhorar, mas o que chama mais atenção é no quesito de reconhecimento de um bom desempenhador, todas mostram uma visão preocupada com o funcionário, todas desejam manter seus talentos, mas nem sempre a burocracia ou a falta dela, permitem a realização de uma promoção ou um beneficio apropriado pra um funcionário que se destaque e queira oferecer resultados positivos para a empresa. Uma empresa que reconhece o valor do seu funcionário é uma empresa vista com bons olhos por todos aqueles que à conhecem, despertando desejo em profissionais para que eles possm um dia fazer parte de seu ilustre quadro de funcionários.
Quando a empresa pensa no seu taletno como algo fundamental e o valoriza por isso...todos ganham!