RH - Tatiana

      Na empresa onde trabalho o departamento de Rh não existia até 02 meses atrás, e garanto que os gestores dos outros departamentos tinham outros objetivos completamente opostos às ações do RH.
      Porém, com a contratação de uma estagiária e uma gestora Administrativa & RH, algumas coisas começaram a mudar, alguns procedimentos já foram implantados e outros estão sendo estudados assim como algumas políticas. Vejamos alguns destes procedimentos:
·           Processo seletivo: Na primeira fase é feita uma seleção dos currículos, que geralmente são captados por indicação. A segunda fase é a entrevista feita pelo RH, identificando o perfil de cada candidato, e pré-selecionando 03 ou 04 para a próxima e última fase, que é a entrevista final com o gestor da área.
·           Admissão: Enviamos todos os documentos pessoais e solicitamos à empresa que presta serviços de contabilidade que inclua o novo colaborador no quadro de funcionários. Fazemos a Inclusão dele em todos os benefícios e fazemos uma breve apresentação da empresa (história, produtos e departamentos)
·           Folha de Pagamento: No dia 20 é feito o fechamento do cartão de ponto e levantamento dos descontos. Estas informações são enviadas à contabilidade que vai processar a folha de pagamento e retornar para a empresa. Assim que recebemos a folha, fazemos a conferência, a gerente administrativa assina e solicita o pagamento ao departamento financeiro. 
·           Treinamentos: Os treinamentos são solicitados pelo gestor de cada área, o RH em conjunto com o financeiro analisa e aprova.
·           Benefícios: A movimentação dos benefícios é gerenciada por este departamento, porém o gestor de cada área é responsável por informar qualquer alteração.
Falando em benefícios, apesar de a empresa oferecer Vale Transporte, Vale Refeição, Vale Alimentação, Assistência Média, Reembolso de quase 50% de curso de línguas e Café da Manhã, não considero que são bons, pois a qualidade e valor de cada um deles não atende a real necessidade dos colaboradores. 
Bom, além dos benefícios que no meu ponto de vista não são satisfatórios, ainda tem alguns outros pontos que gostaria de destacar como tópicos que deveriam ser analisados pela diretoria:
Por se tratar de uma empresa pequena, que tem hoje uns 25 funcionários, não tem um Plano de Carreira. Mas a empresa encontra-se numa fase de crescimento, e muito rápido, diga-se de passagem; e pelo menos 1/3 destes funcionários são jovens, graduados e com uma bagagem e conhecimento de mercado amplos, o que obriga a empresa a estudar o assunto para manter estes “talentos” dentro da organização.
Em conseqüência de se implantar um Plano de Carreira, também se fará necessário a implantação da Avaliação de Desempenho e de uma Política de Cargos e Salários. E como ainda não existe, cada gestor utiliza sua própria regra para reconhecer um bom desempenho de seu funcionário direto. Porém, esse negócio de cada gestor fazer as coisas à sua maneira, complica um pouco, pois não existe uma uniformidade para tomar as decisões, cada gestor é livre para conduzir sua equipe da maneira que mais lhe convém. E posso perceber rapidamente que lá existem os extremos, temos um gestor totalmente autocrata, um outro totalmente guiado por seus liderados (vale lembrar que estes somente buscam soluções para seus próprios problemas), um outro que não faz a menor questão de acompanhar seus funcionários, e agora uma gestora com uma visão um pouco mais aberta e moderna.
Conforme relatei acima, não existe um budget de treinamentos, nem tão pouco o acompanhamento deles, que acaba deixando a desejar o investimento feito. Com o budget é mais fácil identificar as necessidades e priorizar isonomicamente, sem que nenhum colaborador seja prejudicado, ou até mesmo esquecido. 
Para finalizar, no meu ponto de vista o RH é um departamento que tem como objetivo integralizar as áreas da empresa, priorizando a boa comunicação. E para isso faz-se necessário a implantação de políticas e procedimentos. Também é meta deste departamento estruturar e organizar os processos de departamento pessoal, bem como os assuntos ligados à benefícios, integração, entre outros.
Abaixo algumas sugestões:
RH x Financeiro – Com a falta de preparo na hora do processo seletivo, por exemplo, a contratação acaba não sendo assertiva, o que resulta em desligamento do funcionário, aumentando o custo da empresa.
Sugestão: Adotar critérios de avaliação para os candidatos, criar plano de pontuação e entrevistas objetivas.
RH x Jurídico – Quando não temos o RH em ação, a empresa acaba cometendo alguns erros, como por exemplo o não recolhimento correto de um sindicato, o que posteriormente pode trazer danos legais à empresa, onde o departamento jurídico deverá interferir.
      Sugestão – Criar procedimentos para acompanhamento dos assuntos jurídicos e legais.
    RH x Comercial – Os treinamentos são de suma importância neste departamento, porém, não existe manutenção, os treinamento acontecem esporadicamente, e com temas, que algumas vezes não são tão adequados, o que é um reflexo negativo.
Sugestão: Traçar um plano de treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e do funcionário, e criar um programa de reciclagem.
  RH x Industrial – Para o departamento de produção identificamos que é muito importante a manutenção dos benefícios, portanto a empresa adotou a prática de ouvir os desejos e necessidades dos colaboradores desta área e procura atendê-los da melhor maneira possível, o responsável por este levantamento é o gerente industrial, porém ele repassa esta “pesquisa informal” ao responsável pelo RH que estuda as possibilidades e traça um plano de ação, o que identifiquei como um reflexo positivo, pois acaba aumentando a produtividade, por conta dos colaboradores sentirem-se mais motivados.
  Sugestão: Criar uma porta comunicação mais direta entre este departamento e o RH.
     RH x Diretoria – Devido às falhas apresentadas acima, a diretoria acabada às vezes, tomando decisões não muito satisfatórias.
Sugestão: adotar indicadores para facilitar a identificação do fato gerador dos problemas e tomar ações assertivas.
       No geral, como o departamento de RH está sendo implantado, não existem ações sendo praticadas, o que na maioria das vezes gera um reflexo negativo em toda a organização. Minha meta pessoal é tentar identificar os problemas mais urgentes e implantar os procedimentos adequados o mais breve possível.