sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Você têm talento pra quê?

Essa pergunta, título deste artigo, pode ser interpretada de duas maneiras, sendo entendida como "Você tem talento para fazer o quê?" ou "O que você anda fazendo com o seu talento?" Ambas querendo cutucar você para algo tão óbvio e tolo que só pessoas altamente racionais não conseguem perceber. De fato, sequer têm conhecimento do que significa esta palavra: talento.

A PARÁBOLA DOS TALENTOS
A Parábola dos Talentos (na Bíblia, em Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus três servos e entregou-lhes seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um, conforme a capacidade de cada um. O que recebeu cinco talentos, conseguiu mais cinco negociando-os com outras pessoas. O mesmo aconteceu para o que recebeu dois. Porém, o que recebeu apenas um, enterrou-o para não perdê-lo e aguardou o retorno do seu senhor. Quando este retornou, parabenizou os que haviam utilizado os seus talentos para multiplicar a sua abundância e lhes entregou novas moedas. E ao servo que escondeu o talento que recebeu, disse que teria que retirar o talento que lhe havia dado e mandá-lo para longe, pois como servo improdutivo não tinha utilidade para o seu reino.
O QUE É TALENTO?
Na época em que essa história foi escrita, talento era uma moeda utilizada na Grécia e em Roma. Já no livro A Era dos Talentos, de Mauro Press, criador do método Maksuri de Gestão de Talentos no qual sou formado, talento é aquilo que uma pessoa tem habilidade e facilidade para fazer e faz com gosto. Entenda que não é fazer bem alguma coisa, pois pode-se ainda não ter desenvolvido a competência para aquilo que se ama, porém é fato que a pessoa tem talento.
TALENTO X COMPETÊNCIA
Até mesmo em revistas populares, são publicadas matérias que confundem o leitor ao tratarem competência como talento. Eu, por exemplo, tenho enorme competência para lidar com pensamentos lógicos, matemática, informática e internet, mas o meu talento é a sensibilidade através da escrita e da oratória. Estudando a maneira como cresci, enxerguei que eu me utilizei da informática para me aproximar das pessoas, compreender os seus problemas e ajudá-las na solução deles. Justamente como eu faço hoje nas sessões de coaching de talentos, só que em outra área. Percebeu? Não é porque você é uma ótima analista financeira ou um excelente metalúrgico que significa que você tem talento para isso. Eu também era excelente como analista de sistemas e programador, mas não era um profissional realizado, escondendo os meus talentos.
COMO DESCOBRIR UM TALENTO
Qualquer pessoa pode descobrir quais são os seus talentos se tiver um bom conhecimento sobre si mesma, pois descobri-los é como uma investigação profunda nas atitudes e nos gostos individuais. Outra maneira é fazer sessões de coaching de talentos que inclui o mapeamento de talentos online feito através do site do método Maksuri. Assim como existem testes vocacionais, também existe um teste onde se descobre os talentos e que, diferente do teste vocacional, não lhe rotula em uma determinada profissão, mas sim apresenta-lhe um leque de atividades profissionais que muitas vezes ainda não foram criadas, mas que precisam de profissionais.
UM TIME SÓ DE TALENTOS
Um dia eu terei uma equipe onde saberei exatamente qual é o talento de cada um e como cada um se realiza dentro daquela atividade profissional, pois isso certamente irá gerar um bem estar enorme para a equipe e conseqüentemente uma melhor produção. Todas as empresas deveriam voltar o seu foco para as pessoas que compõem as suas equipes, pois compreender que o que é satisfação para uma pessoa pode não ser para outra é essencial nesta nova era que estamos vivendo. A era de Henry Ford, onde processos eram mais importantes que pessoas, acabou. Hoje, nossos colaboradores não são "robolaboradores" como têm sido tratados, são pessoas com desejos e sonhos que precisam ser realizados. E por quê não realizá-los em conjunto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário